
 
 

 

IMPRENSA E POLÍTICA NO BRASIL: O CASO DO JORNAL O 
ESTADO DE S. PAULO 
Doi: 10.4025/8cih.pphuem.3416 

 

 

Cássio Augusto Guilherme, UNIFESSPA/UEM 
 

Palavras Chave: 
Imprensa; Política; 
Estadão. 
 
 

 

Resumo 
As renovações metodológicas em História Política têm apontado 

para a importância da imprensa como objeto de pesquisa. Embora 
reivindique a imparcialidade, ao recortar a complexidade política, social e 
econômica, diariamente os jornais atuam como máquinas de produção de 
consensos em torno de uma ideologia e contribuem para a sustentação ou 
desestabilização de um governo. Este trabalho objetiva apontar algumas 
discussões metodológicas fundamentais para o uso da imprensa como 
objeto de pesquisa em História, bem como apresentar estudos já feitos sobre 
a atuação política e ideológica do jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) ao 
longo da república brasileira. Para tanto, pensamos metodologicamente a 
imprensa como “aparelho privado de hegemonia”, nos termos propostos 
por Antônio Gramsci, e fazemos uma revisão bibliográfica acrescentada de 
exemplos pontuais em editoriais do referido jornal. Nos resultados parciais, 
observamos que o Estadão conjuga a defesa da ideologia neoliberal, da 
meritocracia, possui fortes ligações com o empresariado paulista, se 
posiciona de maneira contrária às greves e movimentos sociais, ao mesmo 
em tempo que se posta como defensor dos direitos individuais do cidadão. 
Para fundamentar tais assertivas, discutimos a atuação do jornal em 
momentos chave da História do Brasil, o que nos permitirá concluir que o 
jornal atua ideologicamente na tentativa de influenciar a opinião pública. 
 

 
 

 

CA Guilherme. VIII CIH. 2385 - 2394



2386 
 

Introdução, imprensa e política no 
Brasil 

Uma vez que a renovação 
metodológica das novas pesquisas em 
História Política tem apontado que o 
político dialoga com vários aspectos da 
vida coletiva e não se constitui em um ator 
separado, este artigo trabalha as narrativas 
políticas, econômicas e sociais do jornal O 
Estado de S. Paulo (OESP ou Estadão) da sua 
fundação à eleição de 1989. A imprensa 
como objeto de pesquisa historiográfica 
dialoga com as renovações em estudos da 
chamada “nova História Política”, que 
buscam ampliar as fontes e os métodos de 
análise. Sabemos que nem sempre a 
exatidão e a independência dominam os 
conteúdos dos jornais e seus editoriais, 
porém é preciso reconhecer que, embora 
atue na fabricação da opinião pública, a 
imprensa é “produtora considerável de 
informações diversas, que esclarecem as 
atitudes e os comportamentos: ela noticia 
reuniões políticas, o número de 
participantes, traz relatos de 
manifestações” (BECKER, 2003, p. 196-
197). No mesmo sentido, escreve a 
historiadora Tania Regina de Luca, ao 
defender as pesquisas nos periódicos, que 
“as renovações no estudo da História 
Política, por sua vez, não poderiam 
dispensar a imprensa, que cotidianamente 
registra cada lance dos embates na arena 
do poder” (LUCA, 2011, p. 128). 

Assim, ao ter a mídia como 
objeto de pesquisa histórica, é necessário 
analisar: qual a influência da imprensa 
sobre a formação da opinião pública; se 
políticos e empresário influenciam e são 
influenciados pela mídia; qual a 
contribuição da imprensa para criar um 
clima favorável ou de crise a um 
determinado governo ou política pública; 
quem financia a imprensa; seus vínculos 
políticos e empresariais (JEANNENEY, 
2003). Em tais pesquisas, o olhar do 
historiador, além de saber como os fatos 
ocorreram, analisa como esses fatos foram 
percebidos, noticiados, ressignificados e 

narrados pela imprensa. Partimos da 
premissa de que uma política pública que 
conte com apoio da imprensa tem mais 
chances de se sustentar do que uma 
política pública que receba oposição 
ostensiva dos meios de comunicação.  

A grande imprensa define-se 
como filiada aos ideais liberais e 
republicanos, que, com base na liberdade 
de expressão, teria a responsabilidade 
social de atuar na fiscalização dos poderes, 
como um “quarto poder”. Para isso, a 
imprensa se coloca como alheia aos 
conflitos sociais, políticos e econômicos 
ao agir com imparcialidade na observação 
e denúncia de irregularidades em nome 
dos interesses de toda a coletividade. 

Entretanto pesquisas que têm a 
imprensa como objeto de análise apontam 
para as contradições e limites destes ideais 
propagados pela grande mídia: a atuação 
como máquinas de produção do consenso 
do pensamento único às ideias neoliberais 
e bloqueio de outras formas de 
pensamento contrárias à teoria liberal; a 
liberdade de expressão é, na verdade, a 
liberdade do proprietário do veículo de 
imprensa ao definir o que será publicado; 
a fiscalização aos poderes é seletiva; como 
uma empresa privada que visa ao lucro, 
depende da venda do produto e do 
patrocínio de anunciantes, a imprensa não 
está alheia aos conflitos sociais, políticos e 
econômico; a alegada imparcialidade em 
nome dos interesses de toda a coletividade 
se constitui em disfarce para o caráter 
ideológico nas narrativas publicadas pela 
imprensa. 

Embora a imprensa possa não 
ter vínculos com partidos políticos, as 
pesquisas apontam para a manutenção de 
vínculos de classe. A grande imprensa 
brasileira, a partir de meados dos anos 
1980, agiu partidariamente na produção de 
um consenso ideológico neoliberal, 
enquanto parecia neutra, objetiva e 
independente aos olhos do leitor. Para 
ficarmos em alguns exemplos clássicos, 
conforme sistematizou a pesquisadora 
Carla Luciana Silva (2014): para Nelson 

CA Guilherme. VIII CIH. 2385 - 2394



2387 
 

Werneck Sodré a imprensa é burguesa, 
pois, desde o início do século XX, 
direciona-se ao leitor da nova pequena 
burguesia com o objetivo de formar 
aliança/consenso ideológico com a grande 
burguesia. Em sentido próximo, Maria 
Helena Capelato chama a atenção para a 
ação pedagógica da grande imprensa, 
direcionada às classes trabalhadoras na 
construção de uma visão de mundo 
ordeira, cívica, patriótica e anticomunista 
e, em Francisco Fonseca, a imprensa é 
militante na missão de forjar o consenso 
aos ideais ultraliberais. 

Francisco Fonseca tem um dos 
trabalhos de referência para os estudos da 
grande imprensa no Brasil. Ao desnudar a 
fabricação do consenso forjado em torno 
da Agenda Ultraliberal entre 1985-1992 na 
grande imprensa, discute importantes 
metodologias para pesquisas: a imprensa 
usa uma linguagem simples, vulgar, 
dicotômica, em nome de valores 
supostamente universais e naturais; não há 
vozes alternativas; os adversários são 
desqualificados, estigmatizados e 
hostilizados como atrasados inimigos; 
pratica a omissões de fatos que 
desabonam sua narrativa. 

Como aponta Fonseca (2005), 
comumente os editoriais usam o fugidio 
conceito de “opinião pública” para 
legitimar a própria opinião da empresa 
jornalística. Embora justifiquem suas 
posições em nome de uma democracia 
liberal, na prática, não há pluralismo de 
ideias e debates. Arraigados ao 
conservadorismo e à reação, em nome de 
uma suposta liberdade de expressão atuam 
de forma antiliberal e antidemocrática na 
defesa da sociedade capitalista, onde a 
iniciativa privada é vista de forma positiva 
e os culpados pela crise sempre são o 
intervencionismo estatal e os movimentos 
sociais de trabalhadores, grevistas e 
partidos de esquerda. 

As mídias de informação atuam 
em dois campos que se complementam: o 
econômico, pois se trata de uma empresa 
que fabrica um produto a ser 

comercializado e que visa ao lucro; e o 
simbólico, uma vez que seu produto busca 
participar da construção da opinião 
pública. O jornal é sempre um mediador 
que faz a triagem dos acontecimentos 
antes de publicá-lo na forma de notícia ou 
opinião. Conforme a historiadora Tania de 
Luca, “a imprensa periódica seleciona, 
ordena, estrutura e narra, de uma 
determinada forma, aquilo que se elegeu 
como digno de chegar até o público” 
(LUCA, 2011, p. 139). 

Assim, é importante buscar quais 
grupos sociais, políticos e econômicos são 
destacados nas páginas dos jornais, aí 
incluídos o seu caráter publicitário; Como 
os espaços editoriais são utilizados para 
defender um projeto político e econômico 
de redução do Estado; Quais propostas a 
imprensa aponta para a economia 
brasileira; Se tais propostas foram 
importantes para a adesão da imprensa no 
apoio ou crítica a determinado governo ou 
partido; Qual o peso que a imprensa dá 
para a cobertura política, a corrupção, os 
embates partidários no Congresso, as 
propostas econômicas e sociais dos 
governos, dentre outros temas. 

Os conceitos explicativos 
elaborados por Antonio Gramsci são 
fundamentais pontos de partida para 
pensar a imprensa, como meio eficiente 
para “organizar e difundir determinado 
tipo de cultura” (2001, p. 32). Posto que 
Gramsci entendia a cultura e a ideologia 
como permeadas por relações de poder, a 
dominação de uma classe sobre a outra 
necessitava de uma liderança ideológica e 
cultural, que construiria a hegemonia via 
consenso na sociedade civil em disputa. A 
imprensa é pensada aqui como 
instrumento da luta de classes no embate 
ideológico, pois busca influenciar na 
grande e na pequena política, apontar o 
rumo, organizar seus leitores de classe 
média numa educação continuada, pois a 
reprodução do capital necessita de 
defensores. Assim, partimos da hipótese 
de que a imprensa age como “aparelho 
privado de hegemonia” ou um “partido”, 

CA Guilherme. VIII CIH. 2385 - 2394



2388 
 

numa “trincheira” ideológica na “guerra 
de posições” cujos jornalistas/editores 
atuam como “intelectuais orgânicos” a 
serviço dos seus patrões, na busca pelo 
“consenso” da narrativa pretendida pela 
empresa jornalística para consolidar-se 
como “hegemônica”. 

O jornal O Estado de S. Paulo 

Em 1875, ainda no tempo do 
Brasil Império, é fundado na cidade de São 
Paulo o jornal A Província de São Paulo, 
o qual “resultava de uma aliança entre 
elites rurais e burguesia ascendente. 
Amparado em sólidos capitais, conjugou 
ideologia elitista das classes dirigentes com 
um veio de defesa do cidadão” 
(ELEUTÉRIO, 2015, p. 88). O jornal 
inovou nos anúncios publicitários e na 
venda avulsa pelas ruas da cidade. 
Segundo Nelson Sodré, “a população 
achou aquilo um despautério, houve 
repulsa à iniciativa que levaria à 
‘mercantilização da imprensa’” (SODRÉ, 
2011, p. 337). 

A partir de 1884, o jornal assume 
posição em defesa da República e pela 
abolição da escravidão. Em 1890, no 
período republicano, muda o nome para 
O Estado de São Paulo. Nos primeiros 
anos da República a imprensa alinhada 
admite a hipótese de uma grande 
conjuração monarquista em Canudos e o 
jornal mais uma vez inova, mandando 
Euclides da Cunha como correspondente 
de guerra. A partir de 1902, Júlio de 
Mesquita se torna proprietário único do 
jornal que havia ingressado em 1885 como 
redator. 

Durante o período conhecido 
como República Velha, o Estadão compôs, 
no campo oposicionista, a chamada 
“república oligárquica”. Embora Júlio de 
Mesquita tenha sido integrante da 
comissão executiva do Partido 
Republicano Paulista (PRP), sendo 
deputado estadual, federal, senador, foi 
apoiador da campanha de Rui Barbosa à 
presidência e participante ativo da 
fundação do Partido Democrático (PD). 

No contexto da Primeira Guerra, o jornal 
apoiou a campanha civilista em prol do 
serviço militar “encarado não apenas sob 
o ângulo defensivo, mas como escola de 
civismo, capaz de resolver os problemas 
nacionais” (ELEUTÉRIO, 2015:95). 
Durante a Guerra, circulou uma versão 
vespertina chamada de Estadinho com 
notícias do front, recebidas via telégrafo. 

Os grandes veículos de imprensa 
emprestaram apoio à Aliança Liberal em 
1930, entre eles está o OESP. Embora o 
jornal mantivesse linha editorial liberal, 
sua “fidelidade flutuava ao sabor das 
circunstâncias e diminuía sensivelmente 
diante de riscos efetivos de 
transformações sociopolíticas mais 
profundas” (LUCA, 2015, p. 162). O 
Estadão apoiou, por exemplo, o 
movimento dito Constitucionalista de 
1932 em São Paulo contra o governo 
Vargas, o que não o impediu de apoiar 
reformas constitucionais ante o “perigo 
comunista”, “mal maior” a ser evitado. 

Na Ditadura do Estado Novo 
varguista, em março de 1940 a sede do 
jornal é invadida por militares, é 
expropriado e permanece sob intervenção 
do Departamento de Imprensa e 
Propaganda (DIP). A família Mesquita 
exila-se e só retoma o controle do jornal 
com o fim do Estado Novo em 1945. A 
intervenção de Vargas no Estadão deixou 
marcas profundas no jornal que, nos anos 
seguintes, se oporá a tudo que lembre as 
políticas “populistas” de Vargas e aos 
políticos do PTB e aliados. Ainda 
conforme a bibliografia existente, O Estado 
de São Paulo aderiu ao grupo que tentou 
impedir a posse de Getúlio Vargas como 
presidente eleito em 1951. 

Dois dias antes do suicídio de 
Getúlio Vargas, o Estadão pedia em 
editorial “a renúncia do presidente” 
apoiada pelas “corporações mais 
respeitadas, as vozes mais autorizadas, a 
opinião pública do país. Tudo que há de 
sadio e desinteressado nesse País é pela 

CA Guilherme. VIII CIH. 2385 - 2394



2389 
 

renúncia”1. Interessante notar que, nas 
reportagens sobre o momento político do 
país, o jornal geralmente se refere a Vargas 
como “ex-ditador” e não como 
presidente. O mais interessante é a edição 
do dia seguinte ao suicídio de Vargas ser 
publicada sem nenhuma comoção sobre o 
assunto, chamada de capa ou grandes 
repercussões. Há sim, editorial que 
enfatiza já estar formado o novo governo 
liderado pelo vice Café Filho e que seria 
obrigação de todos os partidos e 
brasileiros que “raciocinam, que amam a 
sua terra e que detestam a exploração do 
homem pelo homem”2 o apoio ao novo 
presidente. 

Na véspera da eleição 
presidencial de 1955, o editorial do Estadão 
é claro exemplo de posicionamento como 
“partido”. O candidato Juarez Távora, da 
UDN seria “de todos, o único que inspira 
confiança [...] homem em que se pode 
confiar e que nunca nos poderá 
surpreender com alianças inqualificáveis 
como a que alguns candidatos celebraram 
com os comunistas”. Embora Távora 
tenha em sua aliança eleitoral a presença 
do PSB, o jornal finaliza seu editorial 
dizendo que “o eleitor precisa votar no 
general Juarez Távora”3. 

Não satisfeito em vangloriar o 
candidato udenista, o Estadão também usa 
seu espaço editorial para desqualificar os 
adversários. A chapa JK e Jango (PSD-
PTB) é descrita pelo jornal como “capazes 
de toda sorte e conluios [...] 
mancomunados com os comunistas [...] 
dar-lhes o Brasil é preparar futura guerra 
civil por ódios de classe para cuja difusão 
tem vocação especial o ex-ministro do 
Trabalho”. 

Ressentido pela derrota eleitoral, 
dias depois e ainda em clima de decepção, 
o jornal comentou o chamado “golpe 

                                                     

1 Jornal O Estado de S. Paulo – 22-08-1954 – p.03. 

2 Jornal O Estado de S. Paulo – 25-08-1954 – p.03. 

3 Jornal O Estado de S. Paulo – 02-10-1955 – p.03. 

4 Jornal O Estado de S. Paulo – 13-11-1955 – p.04 

preventivo”, liderado pelo Marechal Lott, 
que assegurou, meses depois, a posse dos 
eleitos. No jornal pró-UDN, o ato foi 
considerado um “indiscutível atentado à 
Constituição” e que, ao Parlamento, 
“faltou também a necessária coragem” 
para resistir4. Quando na eleição seguinte, 
em 1960, o jornal caracterizava a herança 
dos cinco anos de governo JK como “a 
leviandade, a inconsistência, a falta de 
senso moral”5. 

O Estadão avaliou a campanha de 
Jânio Quadros (PTN), apoiado pela UDN 
como “harmoniosa e ascendente”, 
enquanto a de Teixeira Lott (PSD) 
apoiado pelo PTB como “inglória 
propaganda comuno-nacionalista”6. 
Quanto à disputa pela vice, o jornal se 
precipita em comemorar os resultados 
parciais que apontariam a derrota de Jango 
(PTB): “o proletariado manifestou nas 
urnas o seu repúdio pelo sr. Jango 
Goulart” que receberia “o merecido 
castigo pelas desilusões resultantes de suas 
falsas promessas aos trabalhadores”. A 
família Mesquita não perdoa o Varguismo 
e completa que a esperada vitória de 
Milton Campos (UDN) para vice “tem 
significado simbólico de uma inapelável 
condenação: a de Jango Goulart como 
herdeiro do ideário estadonovista”7. 

A eleição de Jânio Quadros 
representaria “vitória da democracia” e a 
“derrota do nacionalismo”8. Quando ficou 
certa a vitória de Jango à vice-presidência, 
muito devido à grande votação nos 
estados do norte e nordeste, o Estadão 
publicitou todo o seu desprezo à 
população dos rincões brasileiros e a 
desqualificou “pelo caráter social das 
populações que lhe conferiam, a vitória”, 
serem, segundo o jornal, “os menos 
indicados para refletirem o seu prestígio 

5 Jornal O Estado de S. Paulo – 02-10-1960 – p.03. 

6 Jornal O Estado de S. Paulo – 02-10-1960 – p.03. 

7 Jornal O Estado de S. Paulo – 05-10-1960 – p.03. 

8 Jornal O Estado de S. Paulo – 06-10-1960 – p.03. 

CA Guilherme. VIII CIH. 2385 - 2394



2390 
 

político”9. 

Apreensivo, no dia seguinte à 
surpreendente renúncia de Jânio Quadros, 
o jornal já expressa a sua decepção com a 
constitucionalidade da posse de seu 
desafeto João Goulart. Para evitar isso, 
escreve confiar que as Forças Armadas 
“saberão, com certeza, preservar o Brasil 
dos golpes que as forças subversivas [...] se 
esforçarão por desfechar contra a 
democracia e a dignidade nacional”10. 

Ante o impasse criado sobre a 
constitucional posse de Jango na 
presidência, o Estadão faz incrível 
malabarismo para justificar a mudança da 
Constituição para impedir sua posse. Após 
pedir a “desistência espontânea” do 
sucessor, o Estadão diz que é dever do 
Congresso “lançar mão do recurso 
constitucional de uma reforma imediata da 
nossa Carta Magna” para aprovar uma 
emenda que “retirasse ao vice-presidente 
da República o direito de suceder ao 
presidente” o que “ficaria assim a salvo a 
Constituição e o regime”11. 

Ao perceber o plebiscito de 1963 
devolveria os poderes constitucionais ao 
presidente Goulart, o OESP não deixa de 
deslegitimar o pleito. Segundo o jornal, 
haveria ambiente de indiferença da 
população, e várias denúncias de fraude 
eleitoral não dariam ao resultado 
“expressão da vontade popular”, 
principalmente pelo “deficiente grau de 
instrução e politização das populações do 
interior do Brasil”12. Confirmada a derrota 
do parlamentarismo, como de costume, o 
jornal exagera ao dizer que o Brasil passará 
a viver “dentro de uma ditadura [...] 
estamos em pleno regime do ‘Estado 
Novo’”13. 

O jornalista Carlos Chagas, 
testemunha daqueles anos, aponta Júlio de 
Mesquita Filho como um dos artífices do 
golpe de 1964, “metido até o pescoço na 

                                                     

9 Jornal O Estado de S. Paulo – 11-10-1960 – p.03. 

10 Jornal O Estado de S. Paulo – 26-08-1961 – p.03. 

11 Jornal O Estado de S. Paulo – 29-08-1961 – p.03. 

conspiração” (CHAGAS, 2014, p. 43), 
junto com Roberto Marinho do jornal O 
Globo, onde trabalhava. Sobre a atuação do 
Estadão no movimento que golpeou a 
democracia e depôs o presidente João 
Goulart em 1964, aponta a pesquisa de 
Maria Aparecida de Aquino: 

Acompanhando-se os editoriais de 
OESP no período que antecede 
imediatamente ao golpe de 1964, 
observa-se o tom alarmista de 
crítica ao governo de João Goulart 
[...] conclamando a sociedade civil e 
as Forças Armadas na defesa do que 
consideram como interesses gerais e 
direitos naturais dos homens e 
conspirando abertamente contra o 
governo instituído [...] OESP não 
somente apóia o golpe, mas encara-
o como viva aspiração nacional. 
(AQUINO, 1999, p. 42). 

Segundo interpretação 
benevolente da mesma pesquisadora, a 
linha editorial liberal e de intervenção 
política do jornal é “teoricamente 
justificável nos moldes do liberalismo 
lockeano”, nos quais o poder do 
governante “é outorgado pelos membros 
da sociedade, podendo ser revogado pela 
insurreição destes, caso as autoridades 
cometam o abuso do mando” (AQUINO, 
1999, p. 39). Assim, no contexto de 
Guerra Fria, o jornal entendia que as 
propostas de Reformas de Base do 
presidente João Goulart, bem como suas 
aproximações com setores da esquerda 
política e sindical, representavam abuso de 
poder e usurpação dos direitos naturais 
dos indivíduos e justificariam a rebelião 
armada contra o governante. 

Lendo os editoriais do Estadão, é 
possível confirmar a tese de Maria de 
Aquino sobre o tom alarmista do jornal 
em relação a Jango. Porém nossa hipótese 
é que o tom exagerado não diz respeito 
apenas ao governo João Goulart, mas sim 

12 Jornal O Estado de S. Paulo – 05-01-1963 – p.03. 

13 Jornal O Estado de S. Paulo – 08-01-1963 – p.03. 

CA Guilherme. VIII CIH. 2385 - 2394



2391 
 

ao getulismo e trabalhismo que ele 
representa. No editorial que comemora o 
“significado maior de uma vitória”, está 
clara a tese do Estadão: 

“o triunfo alcançado está a dizer-
nos que, finalmente, a democracia 
brasileira venceu a ditadura sob 
cujas estruturas a Nação vegetava. 

Só os espíritos ingênuos ou 
apressados podem admitir que o 29 
de outubro de 1945 assinalou a 
queda real da ditadura implantada 
no país por Getúlio Vargas. Esse 
ocaso do totalitarismo 
estadonovista foi apenas aparente 
[...] 

Tão lamentável estado de coisas 
veio a prolongar-se até 1961. Nessa 
data, regia, porém, a democracia 
brasileira, num movimento 
empolgante de toda a nacionalidade 
infelizmente sustado em plena 
ascensão pela covarde renúncia do 
sr. Jânio Quadros [...] o poder caiu 
nas mãos do discípulo dileto do 
ditador morto [...] [agora] sorriu a 
democracia, terminando o embate 
com o esmagamento completo, e 
desta vez definitivo do Estado 
Novo”14. 

No vácuo de poder estabelecido 
após a derrubada de João Goulart, os 
editoriais do OESP mostram a 
preocupação sobre os “rumos da 
Revolução”. Na visão do jornal, caso as 
“velhas raposas” do Congresso consigam 
o controle do novo governo a se formar, 
este seria posto, em 1965, “a serviço da 
candidatura de quem? Do sr. Juscelino 
Kubistchek. Voltaríamos assim à estaca 
zero”, o que comprova nossa hipótese 
acima. No mesmo texto, o jornal 
comemora o fato de os setores militares 
terem lançado a “candidatura” do general 
Castelo Branco15. 

                                                     

14 Jornal O Estado de S. Paulo – 02-04-1964, p.03. 

15 Jornal O Estado de S. Paulo – 04-04-1964, p.03. 

16 Jornal O Estado de S. Paulo – 10-04-1964 – p.03. 

Dois temas são recorrentes nos 
editoriais dos primeiros dias pós-Golpe. 
Primeiro, de forma clara ou subliminar, o 
jornal propaga a narrativa de que toda a 
população brasileira e a opinião pública 
aplaudem o movimento que depôs Jango. 
Segundo, o OESP incita “que o futuro 
governo leve às últimas consequências a 
operação de limpeza reclamada pela 
opinião pública brasileira em todos os 
setores do Estado, sobretudo nas duas 
Casas do Congresso”16. Em linguagem 
beligerante, o jornal se comporta 
ideologicamente ao propagar a 
“necessidade de erradicação total” dos 
“soviets da Petrobrás”, da “UNE com 
dinheiro de Praga”, a “decapitação da 
hidra vermelha”17. 

O Estadão usa de grande 
malabarismo retórico e juridiquês para 
aplaudir a decretação do primeiro Ato 
Institucional “que o povo brasileiro na sua 
totalidade aplaude e subscreve, tal o 
espírito da medida e juridicidade que dele 
emana”18. A votação no Congresso que 
“escolheu” o general Castelo Branco 
como “presidente” foi avaliada como 
“legítima”, “admirável”, “uma conquista 
nacional”19. 

 Nos primeiros anos do 
governo de Castelo Branco, o jornal o 
apoiou e, em certos momentos, até pediu 
a “ampliação da Revolução” para que 
ocorressem mais cassações de políticos 
considerados subversivos e corruptos, 
especialmente o ex-presidente JK. No 
final de outubro de 1965, um editorial 
forte do OESP acusava o governo de 
“conservar em banho-maria esta 
Revolução meio anêmica [...]. O País está 
cansado de tibiezas, de hesitações e 
subterfúgios”, cujo maior erro foi não ter 
decretado “estado de sítio” para fazer mais 
rapidamente a “limpeza” para 
“desembaraçar a vida política nacional”, 

17 Jornal O Estado de S. Paulo – 04-04-1964 e 11-
04-1964 – p.03. 

18 Jornal O Estado de S. Paulo – 11-04-1964 – p.03. 

19 Jornal O Estado de S. Paulo – 12-04-1964 – p.03. 

CA Guilherme. VIII CIH. 2385 - 2394



2392 
 

esperada pelos “revolucionários”. O 
Estadão então pede “um segundo Ato 
Institucional”20. O jornal aplaude o AI-2: 
“revolucionários que somos, admitimos o 
recurso a medidas de exceção”, ante a 
“impossibilidade de atingir pela via 
‘legalista’ os objetivos que haviam sido a 
própria razão de ser do Movimento”. 
Apesar disso, ao final do editorial de 
congraçamento, admite que “essas 
medidas de exceção [...] representam uma 
faca de dois gumes”, pois há, no Ato, 
dispositivos perigosos que podem “abrir o 
caminho para a ditadura”21. 

Os problemas do O Estado de S. 
Paulo com a Ditadura começam com a 
apreensão do jornal, dentre outros 
periódicos, nos dias 13 e 14 de dezembro 
de 1968, no contexto do Ato Institucional 
n° 5. O editorial “Instituições em 
frangalhos” irritou os militares. No texto, 
o jornal credita a “vitória de 64” a toda 
coletividade e não apenas às Forças 
Armadas, que alijaram os civis do governo. 
Os excessos dos militares são qualificados 
como “a ditadura militar que vivemos 
desde 1964”, e o jornal aponta para a 
desagregação institucional com a edição de 
mais um Ato Institucional. Para Maria de 
Aquino, “O abuso do poder pelos chefes 
da nação, usurpando os direitos naturais 
dos homens, constitui o fundamento da 
oposição de OESP; em ambos os casos 
[contra Jango e contra o AI-5], de base 
liberal” (AQUINO, 1999, p. 53). 

Poucos foram os jornais que 
ficaram sob censura prévia da Ditadura. O 
OESP foi um deles. Em 1972 o jornal 
preparava uma reportagem especial sobre 
anistia, na qual constariam falas dos ex-
presidentes ainda vivos e monitorados 
pelo SNI, que tentou convencer a direção 
do jornal a não publicar a matéria. O 
Estadão se negou e no dia 03 de setembro 
de 1972 o jornal foi ocupado pelos 
censores. Até janeiro de 1975 foram 1.136 
matérias censuradas, no todo ou em parte, 
sobre questões políticas, sociais, 

                                                     

20 Jornal O Estado de S. Paulo – 27-10-1965 – p.03. 

econômicas, educacionais e 
internacionais, número considerável delas 
assinadas pelo jornalista Carlos Chagas 
(AQUINO, 1999). É popular a estratégia 
de resistência adotada pelo OESP em 
publicar receitas de bolos e poesias, em 
especial Os Lusíadas do poeta português 
Luís de Camões, para preencher os 
espaços vazios que seriam deixados pelas 
matérias censuradas. 

O jornalista Carlos Chagas, que 
trabalhou no O Estado de S. Paulo na quase 
totalidade dos anos de Ditadura, escreveu 
recentemente que o jornal da família 
Mesquita “é o melhor lugar para se 
trabalhar quando há ditadura, mas fica 
apenas conservador quando vem a 
democracia” (CHAGAS, 2015, p. 11), 
recolhendo-se às suas contradições 
ideológicas e políticas. Tais contradições 
do OESP são perceptíveis no processo de 
redemocratização analisado por Francisco 
Fonseca (2005). 

O jornal vê a transição não 
apenas sob o aspecto político, mas 
principalmente econômico. Embora tenha 
sido censurado pela Ditadura, o Estadão 
defende a incolumidade dos militares, o 
“não revanchismo” contra as Forças 
Armadas, que seriam o esteio moral 
garantidor da ordem no processo de 
transição.  

Segundo Fonseca (2005), os 
editoriais do OESP defendem a tese de 
que a intervenção do Estado na economia 
produz déficits públicos que geram 
inflação. Na visão ideológica do jornal, a 
culpa pela crise é do Estado e nunca dos 
empresários. No papel de “partido do 
Capital”, o jornal busca continuamente 
influenciar o governo, propõe um “ajuste 
fiscal”, controle dos gastos públicos, 
cortes em orçamentos sociais e nos 
salários do funcionalismo, retorno do país 
ao FMI, desregulamentação da economia 
com abertura irrestrita ao capital 
internacional. Quando do Congresso 
Constituinte, o Estadão concitava o 

21 Jornal O Estado de S. Paulo – 28-10-1965 – p.03. 

CA Guilherme. VIII CIH. 2385 - 2394



2393 
 

empresariado a fazer lobby junto aos 
parlamentares do “Centrão” contra o 
avanço das pautas sociais e trabalhistas. 

Abusando da linguagem 
beligerante, o jornal postou-se contra 
diversos direitos trabalhistas como a 
diminuição da jornada de trabalho, a 
ampliação da licença-maternidade, a 
licença paternidade e o aumento do valor 
da hora extra, vistos como catastróficos à 
produção, pois desestimularia o Capital e 
geraria desemprego. É importante 
observar posição do jornal em relação ao 
direito de greve. Há ojeriza às greves, às 
organizações de trabalhadores e às 
ideologias à esquerda. Vê a CUT e o PT 
como grandes inimigos rotulados de 
“dinossauros ideológicos”. Na visão 
militante pró-empresarial, o Estadão vê 
todas as greves como inoportunas, 
político-ideológicas, ilegais, causadoras de 
prejuízos, atentatórias à ordem pública e a 
um suposto consenso da população contra 
os grevistas. Além disso, as greves 
deveriam ater-se às questões salariais e 
jamais os sindicatos e trabalhadores 
estariam aptos a meterem-se em assuntos 
políticos ou econômicos. 

Como apontamos em outro 
trabalho (GUILHERME, 2016), a grande 
imprensa toda perfilou-se contra a 
candidatura de Lula (PT) em 1989, em 
explícito apoio a Collor (PRN). A título de 
exemplo, destacamos três editoriais do 
jornal O Estado de S. Paulo: afirma que os 
petistas são adeptos à “mentalidade do 
ressentimento, da vingança mesquinha, da 
intolerância e da truculência”22; que Lula 
irá “colocar a questão da reforma agrária 
em termos tais que se transforma num 
‘convite para incendiar o campo’”23; após 
dizer que a vitória do PT representaria 
colocar o Brasil fora do mundo moderno, 
pois seus radicais seriam adeptos de 
regimes totalitários (o Estadão “se 

                                                     

22 Jornal O Estado de S. Paulo – 15/11/1989 – p. 3 

23 Jornal O Estado de S. Paulo – 26/11/1989 – p. 
3. 

esquece” que o jornal deu apoio ao golpe 
de 1964 que instaurou a Ditadura no 
Brasil), diz textualmente que “a posição do 
bom senso e do patriotismo recomenda 
que se vote no respeito à Constituição que 
hoje é encarada pelo sr. Fernando Collor 
de Mello”24. No dia do segundo turno, o 
Estadão chegou a seus leitores com 
editorial pedindo para “votar na revolução 
liberal”25, pretensamente, representada 
por Collor. 

Considerações finais 

Pelos exemplos acima, podemos 
corroborar as conclusões de Francisco 
Fonseca (2005) sobre a grande imprensa 
brasileira e sobre o OESP em particular. 
Ao longo de centenária história, é possível 
observar a militante atuação política, 
claramente a favor dos partidos à direita e 
das alternativas econômicas liberais ou 
neoliberais. O jornal da família Mesquita 
caracteriza-se por defender posições 
liberais na economia, mas amalgamadas 
com ideias conservadoras e 
tradicionalistas, próximas ao positivismo, 
quando o assunto é a organização da 
sociedade civil, especialmente os 
trabalhadores. Há ênfase numa 
democracia restritiva, ou seja, vigorosa 
defesa da “ordem” quando os conflitos 
sociais questionam os interesses do 
Capital, uma plutocracia onde haja 
liberdade ao Capital e legislação autoritária 
para reprimir os trabalhadores que a 
questionem. 

Referências 

AQUINO, Maria Aparecida de. Censura, 
Imprensa e Estado autoritário (1968-1978): o 
exercício cotidiano da dominação e da 
resistência – O Estado de São Paulo e 
Movimento. Bauru: Edusc, 1999. 

BECKER, Jean-Jacques. A opinião pública. In: 
RÉMOND, René (org.) Por uma história 

24 Jornal O Estado de S. Paulo – 14/12/1989 – p. 
3. 

25 Jornal O Estado de S. Paulo – 17/12/1989 – p. 
3. 

CA Guilherme. VIII CIH. 2385 - 2394



2394 
 

política. Rio de Janeiro: editora FGV, 2003. 

CHAGAS, Carlos. A ditadura militar e a longa 
noite dos generais (1970-1985). Rio de Janeiro: 
Record, 2015. 

CHAGAS, Carlos. A ditadura militar e os 
golpes dentro do golpe (1964-1969). Rio de 
Janeiro: Record, 2014. 

ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Imprensa a 
serviço do progresso. In: MARTINS, Ana Luiza e 
LUCA, Tânia Regina de (org.). História da 
Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015. 

FONSECA, Francisco. O Consenso Forjado: a 
grande imprensa e a formação da agenda 
ultraliberal no Brasil. São Paulo: Editora 
Hucitec, 2005. 

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere 
(vl.2). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. 

GUILHERME, Cássio Augusto. A eleição de 
1989: direita x esquerda. Revista Urutágua, n. 
43, novembro de 2016. 

JEANNENEY, Jean-Noël. A mídia. In: 

RÉMOND, René (org.) Por uma história 
política. Rio de Janeiro: editora FGV, 2003. 

LUCA, Tania Regina de. A grande imprensa na 
primeira metade do século XX. In: MARTINS, 
Ana Luiza e LUCA, Tânia Regina de (org.). 
História da Imprensa no Brasil. São Paulo: 
Contexto, 2015. 

LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por 
meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla (org.). 
Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2011. 

SILVA, Carla Luciana. Imprensa liberal, imprensa 
partidária: uma aproximação historiográfica. 
SILVA, Carla Luciana e RAUTENBERG, Edina. 
História e imprensa: estudos de hegemonia. 
Porto Alegre: FCM editora, 2014. 

SILVA, Juremir Machado da. 1964 – Golpe 
midiático-civil-militar. Porto Alegre: Sulina, 
2014. 

SODRÉ, Nelson Werneck. História da 
imprensa no Brasil. Porto Alegre: Edipuc RS, 
2011. 

 

CA Guilherme. VIII CIH. 2385 - 2394


